viaplus-st-viapol
Viaplus ST
28 de abril de 2016
argamassa-estrutural-240-vedacit
Argamassa Estrutural 240
28 de abril de 2016
Exibir Tudo

Argamassa Estrutural 250

argamassa-estrutural-250-vedacit

ARGAMASSA ESTRUTURAL 250 é uma argamassa bicomponente à base de cimento e polímeros acrílicos que, depois da mistura, resulta numa argamassa coesa, tixotrópica e de fácil moldagem. O produto apresenta elevada resistência mecânica, elevada aderência e retração compensada. É indicada para reparos superficiais em estruturas de concreto com espessuras de 5 a 25 mm.

CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE A

Densidade: 1,36 g/cm³
Aparência: Pó Cinza
Composição básica: Cimento.

CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE B

Densidade: 1,01 g/cm³
Aparência: Líquido Branco(a)
Composição básica: Resina vinílica., Emulsão acrílica.

Validade: 6 meses

CAMPOS DE APLICAÇÃO
Reparos pontuais e superficiais em estruturas de concreto como: vigas, pilares, lajes, pontes, viadutos e face inferior de estruturas de concreto sem a utilização de fôrmas.

Preparo do substrato
A superfície deve estar limpa, íntegra, seca e sem impregnação de desmoldantes, agentes de cura ou qualquer outro material que prejudique a aderência da argamassa. Delimitar a área de reparo e remover o concreto deteriorado até atingir o concreto são. Caso seja observada corrosão nas armaduras, estas devem ser limpas por processo mecânico e tratadas com primer anticorrosivo base zinco, como o ARMATEC ZN. Umedecer a superfície previamente preparada com água evitando-se empoçamentos, deixando-a na condição “saturada e seca”.

Preparo do produto
Misturar os 2 componentes, pó e líquido (A e B), da ARGAMASSA ESTRUTURAL 250 por cerca de 4 minutos, preferencialmente em argamassadeira, até obter um material homogêneo e coeso. Para volumes menores, executar a mistura com hélice helicoidal acoplada à furadeira de baixa rotação. Caso haja necessidade de fracionamento do conjunto, adotar a proporção 1:6 (líquido:pó) em peso. Após a mistura, utilizar o produto em, no máximo, 1 hora, à temperatura de 25 °C, protegendo-o do sol intenso.

Aplicação
Com a superfície na condição ” saturada e seca”, aplicar como ponte de aderência uma pasta composta de cimento, água e adesivo acrílico, como o VEDAFIX, na diluição 1:1 (água:adesivo) com quantidade suficiente de cimento para aplicação da pasta com pincel. Aplicar a ARGAMASSA ESTRUTURAL 250 logo em seguida, com a ponte de aderência no estado fresco. O produto pode ser aplicado manualmente e compactado simultaneamente com a ponta dos dedos, sobre o substrato em camadas de 10 mm. Após a compactação, executar ranhuras para promover melhor aderência da camada posterior. Na aplicação das camadas subsequentes, umedecer a camada anterior, e repetir o processo de aplicação não ultrapassando o intervalo máximo de 1 hora, à temperatura de 25 °C, entre as camadas. O acabamento pode ser executado com sarrafo de madeira e esponja levemente umedecida. Finalizada a aplicação, promover cura úmida ou química, com agente de cura química, como o TRI-CURING, respeitando o consumo.

Consumo aproximado
20 kg/m²/cm.

Rendimento
Saco de 30 kg – 1,75 m²/cm
Bombona de 5 kg – 1,75 m²/cm

Armazenamento
Estocar o produto em local seco e arejado, obedecendo aos mesmos procedimentos de estocagem do cimento.

Atenção
As condições de aplicação e temperatura ambiente podem influenciar no tempo de cura e resistência do material. Manutenção: esse produto, conforme ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho, é considerado manutenível. ADVERTÊNCIA No caso de fracionamento do conjunto, utilizar o produto com a correta proporção líquido:pó. A não utilização da proporção correta dos componentes pode acarretar perda de desempenho.

Meio ambiente
Contatar o órgão ambiental local, no caso de vazamento ou contaminação de águas superficiais, mananciais ou solos. Descartar os resíduos em instalação autorizada, de acordo com a legislação ambiental vigente. Descartar os resíduos em instalação autorizada, de acordo com a legislação ambiental vigente. Evitar que o produto atinja bueiros e cursos de água.

EPI (Equipamento de proteção individual)
Óculos de segurança
Avental de PVC.
Máscara com filtro para pó
Luvas de borracha
Primeiros socorros – Componente A
Contato com os olhos: lavar com bastante água corrente, durante pelo menos 15 minutos. Procurar um médico.
Contato com a pele: lavar com bastante água corrente, durante pelo menos 15 minutos.
Inalação: remover para ambiente fresco e ventilado.
Ingestão: não provocar vômito. Procurar um médico.
Primeiros socorros – Componente B
Contato com os olhos: lavar com bastante água corrente, durante pelo menos 15 minutos. Procurar um médico.
Contato com a pele: lavar com bastante água corrente, durante pelo menos 15 minutos.
Inalação: remover para ambiente fresco e ventilado.
Ingestão: não provocar vômito. Procurar um médico.



FICHA TÉCNICA

//]]>